fbpx
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O que são e quais os benefícios das águas termais?

Existem vários lugares pelo mundo que se tornaram famosos por suas águas termais, fazendo com que milhares de pessoas busquem por esses locais e desejem sempre voltar novamente.

Além do fator exótico que existe nessas localidades estão também uma lista de grandes proporções com os benefícios que essas águas trazem ao nosso corpo e organismo, o que torna ainda mais tentador desfrutar delas sempre que possível.

Até mesmo no Brasil existem locais onde é possível encontrar dessas termas, e nas cidades em que elas existem surgiram empreendimentos que trazem as suas torneiras essas águas diretamente da fonte, como é o caso da Acquaville Termas Residence.

Mas afinal, o que são, de onde vem e quais são os benefícios dessas águas chamadas termais? Para responder a essas questões separamos aqui tudo que você precisa saber sobre esse presente da natureza.

O que são águas termais?

As fontes termais, ou apenas termas, são constituídas por uma água subterrânea que através de um processo de anos ficou abaixo do solo sendo enriquecida com os minerais que existem ali, e sendo aquecida enquanto isso.

Existem duas formas dessa ação da natureza acontecer, que são: o método através da caldeira geotérmica e o processo através de ação vulcânica.

caldeira geotérmica

Normalmente uma água termal vem a tona em uma temperatura de 36,5°C a 37,5°C, mas existem casos onde ela pode chegar até mesmo a 50°C.

O processo pelo qual esse líquido passa é longo, e o fato dela passar tanto tempo sob o solo acaba mudando sua composição, a tornando muito mais enriquecida do que uma água mineral comum.

Os componentes que passam a fazer parte desse líquido podem mudar de acordo com o lugar do mundo ele está sendo produzido, mas as águas terminais costumam ser ricas em: cálcio, ferro, zinco, potássio, selênio, cloretos e magnésio.

As fontes termais estão presentes em vários pontos do globo

Isso as torna não apenas um aliado contra diversas doenças e males para a mente e corpo, mas também um produto usado em muitos procedimentos e produtos estéticos.

As fontes termais estão presentes em vários pontos do globo, incluindo alguns locais que ficam no fundo no mar, e nas cidades onde podem ser encontradas mais facilmente acabaram se tornando importantes e conhecidos pontos turísticos.

Uma fonte natural para as termas: o Aquífero Guarani

Um dos mais importantes reservatórios de água doce subterrânea do globo, que acaba sendo fonte de águas termais, inclusive algumas das que ficam no Brasil, é o Aquífero Guarani.

Passando por quatro diferentes países (Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina) esse reservatório tem cerca de cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, sendo que parte dele passa por estados brasileiros como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

E é justamente no último, Santa Catarina, onde se encontra a segunda melhor fonte termal já encontrada pelo mundo.

Sendo um importante manancial para consumo humano acreditasse que cerca de 65% do tamanho do Aquífero Guarani esteja sob o solo brasileiro, o que já rendeu mais de dois mil poços perfurados que utilizam dessa água.

Como as águas termais são aquecidas?

Como dito antes existem duas formas dessas águas serem aquecidas, a caldeira geotérmica e a ação vulcânica.

No primeiro caso o solo irá receber grandes quantidades de chuva, que irá penetrar nele e, enquanto faz seu caminho através das rochas, vai acabar aquecendo através do calor delas.

caldeira geotérmica e a ação vulcânica.

Quanto mais fundo a água chegar mais quente ela irá se tornar com o tempo e maior será sua pressão, e essa trilha que ela percorrer pelo subsolo leva anos até que encontre um momento em que não consegue ir mais fundo.

É nesse momento, quando a água não consegue ir para mais baixo, que a pressão faz com que ela torne a voltar para cima, criando assim uma fonte termal.

Esse é o método que fez surgir todas as fontes termais que temos em solo brasileiro.

aquecidas pelo magma de um vulcão ainda em atividade

Já o segundo modo é quando grandes quantidades de água são aquecidas pelo magma de um vulcão ainda em atividade, mesmo que no subsolo.

Esse método acaba sendo mais rápido que o primeiro, além de dar a água um valor ainda mais alto de ferro do que a anterior, mas é possível apenas em países que tenham esse tipo de fator da natureza.

Quais são os benefícios das águas termais?

Estudos já foram capazes de comprovar que apenas se banhar em águas termais é capaz de ser um tratamento eficaz contra uma série de doenças.

Algumas delas são aquelas que trazem grande desconforto físico, como o reumatismo, a dermatite e a neurite.

capaz de ser um tratamento eficaz contra uma série de doenças.

Já outras se enquadram em casos respiratórios e cardiovasculares, como a asma, a bronquite e a hipertensão.

Além dessas já foi comprovado que as águas termais são benéficas contra outros problemas, como a úlcera e o cálculo renal.

A composição dessas águas estimulam a renovação das células, algo que auxilia na ação de rejuvenescimento, e também alivia a pressão de doenças cardiovasculares.

benéficas inclusive contra o estresse e a tensão muscular

Essas ações são benéficas inclusive contra o estresse e a tensão muscular, diminuindo a fadiga e influenciando até mesmo nas circunstâncias emocionais de quem a utiliza.

Os jatos que existem nas termas conseguem também regular a temperatura corporal dos usuários, e os nutrientes e minerais que existem nela purificam e hidratam a pele.

As Fontes Termais de Gravatal

Gravatal é uma cidade situada no estado de Santa Catarina, um local que se mistura com a história do próprio país, e que hoje é reconhecida como o lar de uma das melhores águas termais de todo o mundo.

Sendo parte de um território que por muitos anos pertenceu à Espanha, enquanto o Brasil ainda era um país colonizado por outras nações, a cidade de Gravatal ainda mantém uma pluralidade em sua população, herdeira dos povos indígenas e povos estrangeiros.

segunda melhor fonte termal do mundo

Nos dias de hoje a cidade se tornou um importante ponto turístico por ter em sua área a segunda melhor fonte termal do mundo, perdendo apenas para o complexo francês Aux-Les-Thermes e ficando à frente das termas da Alemanha, a Baden-Baden.

Mas, além desse importante fator, a cidade também está em um ponto que a deixa entre a serra catarinense e a praia, fazendo com que as cidades vizinhas também tenham maravilhas da natureza que se tornam grandes atrativos para se visitar e morar na região.

A Acquaville Termas Residence em Gravatal

Entrando na lista dos empreendimentos geridos pela Art Empreendimentos está a Acquaville Termas Residence, um condomínio fechado que fica na cidade de Gravatal em Santa Catarina.

Por ser localizada justamente na cidade que possui a segunda melhor fonte termal do mundo os idealizadores não poderiam deixar que essa característica deixasse de fazer parte da sua construção.

E para poder tirar o melhor proveito dos seus benefícios o condomínio foi criado de forma a ser abastecido direto da forte dessas águas, que chega em uma temperatura de 37°C a construção.

Acquaville Termas Residence

Essa água termomineral é responsável por abastecer tanto os espaços comuns do condomínio, como as piscinas e as saunas, quanto às áreas privativas, como as banheiras e torneiras dos apartamentos.

A Acquaville Termas Residence foi, assim como outros condomínios que pertencem a Art Empreendimentos, idealizada para trazer o máximo conforto aos seus moradores.

Para isso ela deixa a disposição deles uma área de lazer ampla, que conta com espaço gourmet, churrasqueira, academia, sala de jogos, piscina coberta, sauna feminina e masculina e um espaço de lazer e relaxamento para que todos possam aproveitar.

Além disso, está a disposição dos moradores, uma salão de festas, que pode ser usado em comemorações e receber os visitantes dos que moram ali.

Os apartamentos, como dito antes, são totalmente abastecidos pelas águas termais que tornam Gravatal uma cidade tão especial, sendo que as banheiras, que se tornam ainda melhores graças as termas, são presentes nos apartamentos.

Já as moradias em si são divididas em dois blocos, A e B, onde existem três diferentes tipos de apartamentos, que podem ter 2 ou 3 quartos e dar direito a 1 ou 2 vagas na garagem.

As opções de apartamentos são todas mobiliadas e decoradas com um estilo elegante e belo, mas que também se preocupa em trazer todo o conforto possível aos seus moradores.

Vamos conversar!

Deixe seus contatos!